top of page

Francisco Ferreira

3 de Agosto de 2019      10 minutos para ler

Monte Falperras: a um passo do Alqueva

No raiano concelho de Mourão, existe uma propriedade de turismo rural, inserida no Monte da Preguiça: o Monte Falperras. Este alojamento localiza-se a 5,5km da vila de Mourão, 21km de Monsaraz e a 65km de Évora, cidade considerada Património Mundial pela UNESCO. De paredes caiadas de branco, esta herdade tipicamente alentejana situa-se numa pequena elevação de onde se pode avistar a deslumbrante Albufeira da Barragem do Alqueva, que rompe uma infinidade de planícies estendidas por toda a região fronteiriça. A propriedade encontra-se a poucos metros da estrada municipal (M517), mas essa proximidade não representa uma ameaça à quietude existente, pois é rodeada por um extenso montado mediterrânico, por onde se pode passear e observar, por entre os sobreiros e as azinheiras, algumas inibidas raposas e, excecionalmente, algumas cobras mais imprudentes que tiveram dificuldade em se camuflar dum possível predador. Se é amante de horas douradas, este é o alojamento ideal, pois tem hipóteses de obter grandes fotografias neste local, assim como em todo o Alentejo.

Crepúsculo na propriedade

Nos quartos, tal como nas zonas comuns, a limpeza é notável, não havendo vestígio algum de sujidade ou descuido por parte dos funcionários. É, no entanto, possível, encontrar ocasionalmente aranhas ou pequenos insetos, totalmente inofensivos, o que comprova uma forte influência da Natureza campestre. O atendimento é qualificado, notando-se a delicadeza e a disposição com as quais todos os hóspedes são tratados, nomeadamente pelo Dr. Diogo Jordão – à chegada, fomos convidados a experimentar algumas atrações locais, tais como restaurantes, monumentos ou até atividades, para que pudéssemos desfrutar ao máximo da estadia.

Tendo sido alojados num dos quartos duplos com terraço (com acesso direto ao jardim), não pudemos conhecer pormenorizadamente os outros tipos de quartos. No entanto, este parece-me o mais aconselhável para viagens a dois, uma vez que dele se avistam a piscina e o lago. No seu interior, existem um cadeirão, uma estante, duas mesas de cabeceira e um sistema de ar condicionado (que, nos dias de Verão, é fundamental à sobrevivência) e, nas casas de banho, há toalhas de banho, um ambientador, um secador de cabelo, gel de banho e champô. No terraço (exterior), encontram-se um divã e duas espreguiçadeiras, com vista para a magnífica piscina e para o lago, que podem ser ecológicas alternativas ao ar condicionado. 

Interior dos quartos, terraço e jardim

Se o objetivo da sua estadia é o convívio e o bem-estar, a piscina, arquitetonicamente bem conseguida, de não mais de 160cm de profundidade, é uma ótima opção, principalmente no Verão, época em que os termómetros chegam a marcar 40ºC.

A paisagem envolvente é, como em todo o Alentejo interior, encantadora: planícies suaves, sobreiros verdes, lagos (artificiais) refrescantes e pequenas e pacatas aldeias, onde, sem muitas tecnologias, ainda se leva uma existência calma, vivendo daquilo que a terra dá.

Piscina ao longo do dia

O Alqueva, sendo capaz de reter 4150 milhões de litros de água, é o maior lago artificial da Europa e existe devido à construção de uma barragem, com a finalidade de melhorar o regadio na agricultura alentejana, devido à aridez dos solos até então. Depois de erguida a barragem, em 2002, o único benefício não foi só a agricultura, mas também a produção de energia renovável e a atividade turística e hoteleira, podendo, hoje em dia, usufruir-se de excursões de barco e de eventos para a observação do céu noturno (durante o Verão, é possível participar no Dark Sky Alqueva, por exemplo). Para além de atividades ligadas à Natureza mediterrânica predominante na zona, existem belas povoações e aldeamentos nas redondezas, sendo a mais visitada a aldeia de Monsaraz, classificada como uma das 7 Aldeias-Maravilha de Portugal. Contudo, devido à notável subida do nível das águas fluviais, não foi pequeno o número de terrenos que ficaram submersos, tendo os seus proprietários direito a indemnização. E é anos mais tarde que, na iniciativa de recuperar o pouco que restou de terrenos herdados, nasce o Monte Falperras que se conhece hoje, uma propriedade absolutamente formidável.

Lago Alqueva e Monsaraz

Sendo o destino perfeito para quem procura evitar o stress quotidiano, na companhia dos mais pequenos, o preço varia entre os 70€ e os 90€ por noite, consoante o tipo de quarto reservado, adequando-se mais que plenamente à qualidade das instalações e do atendimento, bem como à tradicional gastronomia e à excecional paisagem circundante.

Nos quartos e na zona que os rodeia, é possível aceder a uma excelente cobertura de internet gratuita, assim como de rede móvel, tendo esta ótimo acesso por maior distância.

Paisagem e exterior do edifício

O pequeno-almoço oferecido pelo alojamento, disponível entre as 9h e as 11h, é abundantemente servido, graças à requintada e tradicional confeção de Teodora Gonçalves, uma experiente cozinheira alentejana, nascida na aldeia da Estrela: pode degustar-se bolo e compotas caseiros, queijo camembert, manteiga, salada de rúcula e tomate-cereja, queijo flamengo fatiado, fiambre, chourição, presunto, pão e café, podendo ainda torrar-se pão numa torradeira existente na mesa de apoio. Contrariando a maioria dos hotéis, a sala de pequeno-almoço apenas contém uma mesa, sendo bastante comprida, o que convida ao convívio entre os vários hóspedes.

Pequeno-almoço na propriedade

Embora as proximidades (e não só) tenham muito que visitar, se se enquadra melhor no grupo dos turistas relaxados, ou até porque conduzir não é o seu forte, pode sempre optar por ficar não muito longe, pois, para além da magnífica piscina disponibilizada, existe um trilho que, seguindo pelo meio do perfumado olival, desemboca numa margem do Alqueva, onde pode assistir a um belo pôr-do-sol ou até, com alguma sorte, encontrar um vizinho do reino animal. E ainda, se não for apreciador de animais selvagens, aproveite a ternura e afabilidade que os cães, Trigo e Monte, demonstram perante todos os que por lá passam.

Cão no alpendre ao final da tarde

Informações úteis:

 • Temperatura média: 15ºC (Inverno) e 30ºC (Verão)

 • Localidades próximas: Mourão, Monsaraz, Moura, Évora

Dê uma vista de olhos no meu Álbum de Fotografias do Alentejo e no vídeo abaixo, que mostra a contemporânea rusticidade desta bela e próspera propriedade alentejana.

Imagens: Francisco Ferreira (PhotosOfEurope)

bottom of page