top of page

Francisco Ferreira

30 de Março de 2019     6 minutos para ler

Parque Biológico de Vinhais: acordar com a Natureza

O Parque Biológico de Vinhais, localizado na montanha, a 4,5km do centro da vila homónima, coloca-nos no meio da Natureza e convida os visitantes a praticar desportos de aventura, observar os animais que nele existem e, se possível, passar uma noite numa das convidativas cabanas ou bungallows.

Ambiente envolvente do Parque Biológico de Vinhais 

Tive o prazer de experienciar uma noite numa das cabanas (designadas POD’s ou cápsulas) e, para além do conforto e da emoção por dormir em pleno Parque Natural de Montesinho, constatei a excelente qualidade do atendimento e da impecável limpeza. Os funcionários do parque, nomeadamente da receção e do bar, são duma simpatia extrema, notando-se a sua preocupação com o bem-estar dos clientes, sejam hóspedes ou simples visitantes. No decorrer da noite, o silêncio é calmo e reparador, devido à distância da povoação e à proximidade com a Natureza, sendo apenas ocasionalmente pontuado pelo crocitar de uma coruja.

Parque Biológico de Vinhais durante a noite

No interior das cabanas, os hóspedes dispõem de uma confortável cama de casal com uma manta extra, para as noites mais frias. No entanto, se o seu forte não é dormir e prefere aproveitar ao máximo o local, cada cabana possui televisão, pequena mesa extensível, sofá, minicozinha (equipada com diversos tipos de louça, fogão e frigorífico), ar condicionado e um pequeno terraço exterior, com uma mesa e duas cadeiras, que estabelece uma perfeita simbiose entre a contemporaneidade da cabana e a Natureza pura de Montesinho. O espaço está excecionalmente bem aproveitado, não faltando uma casa de banho, com chuveiro e toalhas de banho. Antes de fazer a sua viagem, não se esqueça de levar os produtos de higiene necessários, pois apenas existe sabonete de mãos e detergente de louça.

Interior das cabanas (POD's)

A paisagem é mais um dos atributos do local, bastando abrir a porta da cabana para nos depararmos com a magnífica paisagem serrana e com a piscina natural, rodeada de cedros imponentes, altos e verdinhos. Embora eu recomende um afastamento da internet e redes sociais para que usufrua de umas férias mais tranquilas, longe do stress do quotidiano, o Parque faculta uma boa cobertura wi-fi aos seus hóspedes. A rede móvel é um pouco fraca, embora existente, pelo menos na zona das cabanas.

Paisagem envolvente

O alojamento não oferece pequeno-almoço, mas existe um bar com deliciosos croissants, bolos de arroz e queques, gelados e bebidas, tais como água, sumos naturais, café e chá,

ou mesmo umas ótimas torradas de pão fresco. Os preços são incrivelmente baixos e cativantes para desfrutar de um ótimo lanche ou, sob marcação prévia, de uma refeição completa. É ainda possível o consumo de sandes, a preços bastante razoáveis.

Pequeno-almoço no bar

As atividades proporcionadas pelo Parque são diversas, como a equitação (com reserva solicitada), os desportos de aventura e a piscina, e, seguramente, vão garantir-lhe uma estadia inesquecível. Por fim, não deixe o Parque sem uma visita aos inúmeros animais autóctones que nele se encontram, como raposas, milhafres, burros, veados, corços, javalis, galinhas, vacas e ovelhas, e ao Centro Micológico e Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas, para compreender melhor todo o ecossistema presente em Vinhais e em toda a região transmontana, assim como em todo o país.

Animais do Parque Biológico de Vinhais

Se gostar de fotografia, não lhe faltarão motivos para trazer a sua câmara e registar belos momentos, como o nascer-do-sol e a vida animal.

Nascer-do-sol no Parque Biológico de Vinhais

Os preços de reserva de uma noite numa das quatro cápsulas podem sofrer alterações ao longo do ano, mas rondam os 60€, tornando a relação qualidade-preço bastante aliciante.

Informações úteis:

 • Temperatura média: 6ºC (Inverno) e 24ºC (Verão)

 • Localidades próximas: Vinhais, Gondesende, Bragança, Chaves, Mirandela, Macedo de Cavaleiros

Dê uma vista de olhos no meu Álbum de Fotografias de Trás-os-Montes e no vídeo abaixo, que mostra os melhores momentos da vida animal do Parque Biológico de Vinhais!

Imagens: Francisco Ferreira (PhotosOfEurope)

bottom of page