top of page

Francisco Ferreira

28 de Junho de 2019      7 minutos para ler

Casas da Lupa: o silêncio do mar

Escondida no meio de um perfumado arvoredo, Casas da Lupa é o inédito nome dado a uma propriedade de turismo rural que alberga onze quartos minuciosamente decorados, quatro dos quais designados master suites, cuja maravilhosa ambiência tive o prazer de desfrutar numa estadia de duas noites. Este pequeno paraíso está localizado a 8km da Zambujeira do Mar (tendo uma vista privilegiada sobre o mar que a banha), 17km de Odemira e 18km de Odeceixe, situando-se também muito próxima do local que, todos os anos, no início do mês de Agosto, acolhe o festival do MEO Sudoeste (MSW). 

Jardim e nascer-do-sol nas Casas da Lupa

O atendimento, para além de delicado, caracteriza-se pela proximidade que a proprietária (Dra. Conceição Branco) e a gerente (Dra. Bárbara Rodrigues) demonstram com todos os hóspedes: é de notar que, à chegada, depois de ter sido recebido com toda a boa disposição, me deparei com dois pequenos mas aprazíveis chocolates feitos pela Dra. Conceição. No interior de cada master suite, encontram-se uma lareira, uma ventoinha de teto, uma aparelhagem sonora, uma kitchenette (equipada com um pequeno frigorífico, uma garrafa de água, uma chaleira, algumas infusões e frescas maçãs), uma poltrona e sofás. A casa de banho possui toalhas de banho e produtos de higiene e, no pátio privado, pode refrescar-se numa pequena piscina (ou tanque), de cerca de 50cm de profundidade, apanhar sol, descansado numa espreguiçadeira, ou passear pelo meio natural envolvente.

Interior das Master Suites e pátio privado

No jardim, é possível nadar na piscina grande, mais profunda, e relaxar no baldaquino erguido à beira da água. A cuidada manutenção comprova-se pela ausência do menor vestígio de sujidade, apesar da forte influência da Natureza que os rodeia; Natureza essa que, abafando o ruído de uma estrada longínqua, proporciona uma quietude singular que quase permite a audição das belas e cintilantes estrelas que pairam sobre a propriedade nas noites de céu mais descoberto.

Piscina grande e céu estrelado

Casas da Lupa é o alojamento ideal para uma escapadinha romântica, tendo cada master suite um preço variável entre os 140€ os 175€ por noite (quando reservada online, dependendo da época do ano), enquadrando-se perfeitamente na qualidade das instalações e do atendimento, bem como da gastronomia confecionada no local.

O pequeno-almoço, das 9h30 às 13h, é bastante bem servido e agradável (bolo caseiro, queijo, fiambre, presunto, paio, fruta de diferentes origens, frutos secos e sementes, molhos e compotas, pão, requeijão, cereais, leite, chá, café e três tipos de sumos naturais), principalmente na companhia do dócil gato que ronda o jardim. É ainda possível apreciar refeições no local, apenas sob marcação prévia, por preços bastante razoáveis.

Pequeno-almoço junto à receção

Se não se contentar apenas com duas piscinas, pode aventurar-se num passeio de bicicleta (alugada na propriedade) pela área circundante. Se estiver cansado de ver o mar de longe, pode optar por se aproximar, visitando o Farol do Cabo Sardão (15km), a Praia da Zambujeira do Mar (8km), a Praia do Tonel (10km), a Praia de Almograve (20km), a Praia das Furnas, em Vila Nova de Milfontes (24km) ou, como opção mais cálida, a sul, a Praia de Odeceixe (20km).

Praias e paisagens da região

Contudo, estou certo de que não necessitará de se afastar muito (ou nada), dado que o local possui uma beleza única que o cativará desde o primeiro momento.

Informações úteis:

 • Temperatura média: 14ºC (Inverno) e 28ºC (Verão)

 • Localidades próximas: Zambujeira do Mar, Odemira, Vila Nova de Milfontes, Odeceixe

Dê uma vista de olhos nos meus álbuns de fotografias do Alentejo e da Costa Alentejana e no vídeo abaixo, que mostra o ambiente pacífico e relaxante que se pode viver nas Casas da Lupa.

Imagens: Francisco Ferreira (PhotosOfEurope)

bottom of page