top of page

Francisco Ferreira

17 de Abril de 2019      8 minutos para ler

Casa das Pipas: a pérola do enoturismo duriense

Conhecida por ter sido a primeira quinta do Alto Douro a empregar mulheres na pisa das uvas, a Quinta do Portal, no concelho de Sabrosa, é uma propriedade vasta que se estende das proximidades de Celeirós às encostas esculpidas do Pinhão. Na vinha, o trabalho não é pouco: durante todo o ano, os 100 hectares são trabalhados arduamente pelos viticultores. E o resultado vê-se na adega: vinho de mesa, vinho do Porto, rosé e moscatel, que, pela evaporação do álcool, perfumam subtilmente todo o edifício do armazém, projetado por Siza Vieira. Na Casa das Pipas, de típicas paredes de xisto, existem doze quartos de vetusto bom gosto, voltados a Sul, com vista para as piscinas e para os extensos vinhedos que a envolvem. Encontram-se, também, na fachada principal, uma confortável sala de estar, bem guarnecida de livros, jogos de tabuleiro e uma calorosa lareira, e ainda uma sala de jantar, que convida a tomar um tão variado quanto delicioso pequeno-almoço, tendo como fundo a piscina e a omnipresente vinha, ou à degustação de um jantar, ao gosto do Chef Milton Ferreira. 

Ambiente envolvente da Casa das Pipas

Esta propriedade localiza-se a 5 km de Sabrosa, 13 km do Pinhão e 32 km da Régua. O atendimento qualificado e a impecável limpeza, assim como o sossego (o edifício fica perto da estrada municipal, mas é totalmente rodeado por vinhas, havendo um agradável contacto com a Natureza), são alguns dos muitos aspetos que se destacam e que propiciam o repouso.

Pontos de interesse nas redondezas

Os quartos duplos superiores estão providos de uma televisão, uma secretária, uma poltrona, um aparelho de ar condicionado e uma espaçosa casa de banho, devidamente equipada. 

Interior dos quartos duplos superiores

Emoldurada pela vinha a perder de vista, a sala de estar, situada no piso de cima, possui uma varanda, com mesas e cadeiras, para usufruir da Natureza campestre. Toda a propriedade dispõe de uma excelente cobertura de internet, de acesso gratuito, assim como de rede móvel.

Sala de estar

O pequeno-almoço oferecido pela casa é bastante bem servido (bolo caseiro, queijo, fiambre, diversos tipos de compotas e de pão, requeijão, fruta, cereais, leite e café) e, devido à proximidade da piscina, proporciona um despertar muito mais agradável do que na maioria dos hotéis.

Pequeno-almoço na sala de jantar

Podemos passear pelo meio da vinha e, de forma a enriquecer o conhecimento do trabalho vinícola, realizar, de seguida, uma visita às caves, oferecida pela Quinta do Portal. É ainda possível participar na vindima (entre Setembro e Novembro) e, se preferir passar uma tarde cálida de Verão com os mais pequenos, pode optar por se refrescar junto deles na piscina para crianças.

Caves da Quinta do Portal

Sendo ideal para quem procura descanso e repouso, o preço (cerca de 130€ por noite) enquadra-se perfeitamente na qualidade das instalações e do atendimento, bem como da gastronomia.

Informações úteis:

 • Temperatura média: 10ºC (Inverno) e 23ºC (Verão)

 • Localidades próximas: Sabrosa, Pinhão, Peso da Régua, Vila Real, Alijó, Lamego

Dê uma vista de olhos no meu Álbum de Fotografias de Trás-os-Montes e no vídeo abaixo, que mostra o exterior da Casa das Pipas.

Imagens: Francisco Ferreira (PhotosOfEurope)

bottom of page